Como treinar criatividade? Será que é possível treinar o cérebro para ser criativo? Com prazer que digo que sim! Vou mostrar para você algumas coisas que utilizo para treinar a minha e tenho certeza que vai te ajudar também!
O que é criatividade afinal?
Criatividade é a capacidade de criar ou inventar. Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom. Ela pode ser treinada, desenvolvida e aperfeiçoada; e é conhecida por muitos como inovação. Você pode até pensar: num mundo com tantos bilhões de pessoas e tantas novas tecnologias, como é possível ainda criar algo completamente novo?
Antes de mais nada, saiba que criatividade também é inovar, tornar algo que já existe ainda melhor ou reinventar! Uma vez que já entendemos, vamos treinar a criatividade?
Mas o que gera a criatividade?
Segundo o livro DNA do Inovador: dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura, ela é composta por cinco elementos: associação, questionamento, observação, networking e experimentação. Primeiramente, vamos ver o que são:
Associação: conexão de duas coisas, quando você associa coisas completamente opostas.
Questionamento: é importante se perguntar o por quê das coisas, o como. Como exemplo, podemos citar inventores célebres como Thomas Edison e Leonardo da Vinci, uma vez que sempre se perguntavam sobre como funcionavam as coisas ou como melhorá-las.
Observação: observe o mundo ao seu redor. Por exemplo, você faz o almoço. Já é automático. Mas ele está da mesma cor que o arroz dos outros dias? Quanto de sal colocou desta vez? Caminhou hoje? Fez quantos quilômetros (ou metros? rsrs)?
Networking: Você faz contato com outras pessoas? Procure sempre se relacionar, estabelecer contatos, se abrir a novas oportunidades, uma vez que sua mente vai se expandir com conhecimento.
Experimentação: Experimentar novas coisas traz novas experiências e incrementa suas ideias. Que tal colocar um pouco de mel no peixe? Ficou bom? Mas e se misturar com algum condimento? Não precisa começar com algo complicado. Ou você pode dormir mais horas à noite ou menos horas para ver sua produtividade no dia seguinte!
13 passos para desenvolver e treinar sua criatividade
- Faça algo diferente da rotina: Pode ser qualquer coisa, desde escovar o cabelo usando a mão esquerda ou pegar um caminho diferente para ir ao trabalho, desde que não chegue atrasado, né?
- Fazer algo criativo que você goste: Que tal fazer um curso sobre algo inusitado, como velas, por exemplo? Ou talvez marketing digital? Tocar violão? Brincar com seu cachorro? Ver uma série nova? Reserve um tempo para fazer isso, embora seja bom variar sempre.
- Dê pausas: se estiver trabalhando, faça uma interrupção em um tempo determinado quando sentir que não está fluindo bem a fim de oxigenar o cérebro. No entanto, evite interromper seu trabalho todo o tempo. Se estiver indo bem, não pare.
- Use a técnica do “E se?”: pense em alguma coisa que poderia acontecer de diferente. Por exemplo: e se Branca de Neve na verdade fosse má? E se você descobrisse que tem o poder de voar? Como faria? Aliás, você pode até ir mais além e fazer um roteiro de brincadeira.
- Se atualize: Mantenha-se constantemente informado. Principalmente: leia muito. MUITO. De preferência, coisas interessantes e imaginativas, a não ser que goste de escrever sobre desgraça ou terror.
- Mantenha-se organizado: Afinal, com tudo organizado você vai conseguir encontrar as coisas mais fácil, ganhar tempo e sentir o ambiente livre.
- Conheça mais coisas: pessoas, lugares, livros, cursos. Mudar de ares ajuda, uma vez que está em outro ambiente.
- Veja o que pessoas criativas fazem: siga pessoas que você admira por suas inovações e criatividade e siga-as diariamente. Ultimamente as pessoas estão super imaginativas, entretanto, não as copie. Reinvente-se.
- Procure por desafios na internet: pode ser uma charada, um desafio, o que for. No entanto, tem que fazer você pensar sobre ela por uns 10 minutos a uma hora. Depois, leia a resposta.
- Anote tudo: eu tenho vários caderninhos espalhados pela casa. Anoto tudo o que posso achar interessante – um pensamento, uma ideia, um sonho, até propagandas. Como resultado, sempre vai ter algo novo que você pode achar quando ler.
- Fique descansado: não adianta fazer o Milagre da Manhã – acordar 5h -, mas ir dormir às 0h. E se sentir durante o dia que está muito cansado, pare. Isso diminui sua produtividade e consequentemente sua criatividade.
- Pegue fotos aleatórias na Internet e tente criar uma história com elas. Ou então veja pessoas nas ruas (cuidado para não causar nenhum constrangimento! rs) e fique imaginado uma vida para elas, o que houve, porque estão aqui. É super interessante como as coisas começam a fluir naturalmente.
- Faça perguntas do “porquê” para si mesmo: por exemplo – amo ler. Por quê? Porque me sinto bem. Por que se sente bem? Porque me faz viajar para outros mundos. Por que faz com que viaje para outros mundos? Porque me faz pensar em outras vidas que não a minha. Você gosta de pensar em outras vidas além da sua? Por que? E por aí vai. Além do que, é uma ótima ferramenta de conhecimento interior.
Assista meu vídeo sobre criatividade: e ria um pouco! 😉
Sobre o Autor
2 Comentários
Vivi!
Genial!
Adorei todas as dicas e entendimentos que trouxe.
Gratidão!
cheirinhos
Rudy
Imagina, Rudy! Espero ter ajudado!! ^^