Quem nunca sentiu aquele frio na espinha antes de escrever um livro, hehehe. E já se foi aquela época de “Era uma vez”, não é mesmo? Por que a primeira página é tão importante quanto a última? Vamos ver?
É muito bom já ter uma ideia de um roteiro, saber o que vai acontecer, planejar o final, saber de cor todas as características dos personagens, mas quando abrir o word/caderno/plataforma de escrita pufff! As ideias se foram e você não sabe como começar!
Dá um arrepio na espinha não saber qual o próximo passo, certo? Lá está aquela página vazia olhando para você…daqui a pouco começa a ficar entediado…e desiste! Calma! Não é assim!
Tem maneiras fáceis de você vencer essa página em branco!
Confira aqui algumas dicas!
1) Escreva o roteiro do seu livro primeiro!
Se tiver alguma ideia de como começar, ótimo, anote também! Mas não escreva o livro ainda! Conforme você for desenvolvendo é bem possível que queira mudar (acontece comigo sempre)! Coloque em capítulos com uma frase cada para poder se programar e saber o que vai acontecer em cada etapa.
2) Pense nos seus personagens e no seu mundo
Sim, pense neles, imagine-os. Não basta criar; veja o mundo que está começando a se formar. Imagine-os interagindo, comendo, andando, pagando mico, sonhando. Faça isso lavando louça, tomando banho, antes de pegar no sono.
3) Comece a pensar em cenas
Como assim, Vivi? Ora, pense dessa forma: seu personagem vai encontrar o amor da sua vida/ o dragão/ o CEO/ a sua mãe. Como ele vai reagir? Já imaginou a cena? Tem que imaginar o suficiente para que quando começar a escrever, seja como se você estivesse vendo ou na pele do personagem. Descreva o que está havendo para alguém de fora. Onde estão? O que está acontecendo? O que estão dizendo?
Pegue uma cena bem legal dessas que você imaginou. Imagine uma frase de impacto para começar.
4) Pense na primeira impressão
Aquela frase “A primeira impressão é a que fica é muito verdadeira. Imagine que hoje à noite você vai conhecer o namorado da sua prima. Quando vai ao mercado, você percebe um garoto desarrumado, brigão e escandaloso, gritando com alguém na fila. Não bastasse isso, ainda está arrotando e xingando os passantes. Você tenta deixar para lá e ignorar a cena. À noite, sua prima vai na sua casa e apresenta o namorado e você descobre: é ele, aquele cara chato do mercado. Agora ele está arrumado, cheiroso e gentil. Você vai esquecer a cena de antes? Difícil, né?
Quando começar a livro, pense em alguma cena impactante que tenha a ver com o resto da sua história. De preferência, bom começar com o clima da sua história: comédia, suspense, terror, drama, romance.
5) Não tenha medo de mudar
Não se preocupe se resolver mudar a cena do começo. Pode acrescentar, tirar. Se coloque no lugar do leitor. É suficiente boa para prender ele desde o início? Consegue manter o ritmo? Se não, o que acha de dar uma mexidinha?
6) Escreva diversas cenas aleatórias.
Pode ser do meio, do fim, do começo. Escreva-as sem precisar ser uma sequência. Assim sua mente vai se expandindo para ir adiante!
Confira aqui mais um videozinho para você rir e aprender! 😉
Sobre o Autor
4 Comentários
Oi, Vivi.
Eu adorei as suas dicas. Engraçado que eu não escrevo livros, mas escrevo ações judiciais, que é basicamente como contar histórias também! Então suas dicas foram bem valiosas para mim!
beijos
Camis
Que maravilha, Camis!! Fico muito feliz com isso!! Beijos!!
Vivi!
Gosto sempre de todas as dicas que traz e essas, para quem é escritor, são fundamentais.
cheirinhos
Rudy
Obrigada, Rudy! Espero que sejam uteis mesmo! ^^