Inspirador, embora às vezes confuso..rs
O Universo numa casca de Noz – autor: Stephen hawking – editora: Intrínseca
sinopse: “Após o enorme sucesso de Uma breve história do tempo, a Intrínseca traz a luxuosa reedição de O universo numa casca de noz, na qual Stephen Hawking se vale de ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar grandes descobertas no campo da física teórica. Tudo isso, é claro, com sua conhecida clareza, elucidando temas complexos por meio de conceitos e ideias do dia a dia, como a inflação, as cartas de baralho e as linhas ferroviárias, e permeado com seu peculiar senso de humor.”
Antes eu tenho que dizer: não é uma leitura fácil! Além de ter uma noção básica em física (se você prestou atenção em suas aulas do segundo grau é a chance de aproveitar!), tem que estar um um bom dia para poder entender bem! rsrs
Quem não conhece o famoso Stephen Hawking? Se não viram o filme “A Teoria de Tudo”, vale a pena! O interessante é que Hawkings até aborda a sua “teoria de tudo” neste livro! É um pouco complexo falar dele, mas vamos lá!
O livro em si, é uma obra de arte. Além da qualidade do papel (couché), ele é inteiramente cheio de artes gráficas, desenhos até divertidos e muito interessantes. O que você não entende, eles desenham pra você! (se bem que às vezes eu não entendia bem nem assim…) A linguagem de Hawking é divertida e ele tenta ser o mais objetivo possível. Quem já cursou física na faculdade é um prato cheio, senão pode se enrolar um pouquinho, mas tem muita coisa interessante que dá pra entender.
Hawking fala sobre buracos negros, viagens no tempo… Sabia que é até possível você voltar no tempo e matar seu avô? Só que a probabilidade disso acontecer é menos de um em dez seguido de um trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de um trilhão de zeros. Ele explica direitinho porquê, até mesmo se uma civilização avançada poderia. Primeiro, seria preciso viajar numa velocidade ainda mais rápida que a da luz!
Esse livro faz a gente se sentir bem pequenininho no universo! Ele fala sobre as galáxias, afirma que é meio improvável haver vida no universo e em outras, de acordo com outras filosofias, até pode haver, por exemplo, se o universo fosse dividido em 8 dimensões, de acordo com o que se calcula. Se for assim, na verdade, o universo não estaria em expansão e sim, seria como se estivéssemos em bolhas, tocando umas nas outras. Até dizem que o Big Bang teria se formado de uma.
A frase “O universo numa casca de Noz” vem de uma frase de Shakespeare – “Eu poderia ficar encerrado numa casca de noz e considerar-me rei do espaço infinito” Hamlet, ato 2, cena 2.
Significaria que o comportamento do universo é como uma esfera minúscula, ligeiramente achatada (não sei explicar isso, só Hawking pode!) rs
Enfim, é preciso lembrar que são teorias – ele até refutou algumas depois do livro pronto! – e nem todas são provadas – na sua maioria não. Interessante? Demais! Só que seria bom você dar uma lidinha na livraria antes de levá-lo pra casa – o livro, não Stephen! – por que vai que não é sua praia, né? Tem que ter paciência e boa vontade para entender!
Zack: Pff, moleza. Eu mesmo ditei tudo isso para Hawking.
Jessi: Não diga.
Zack: E parece que o cara não entendeu nada… e expliquei tudo de maneira tão simples.
Jessi: ¬¬
Sobre o Autor
4 Comentários
Hahaha, obrigada, gente! Pois é, é um livro meio tenso pra ler!! rs Tem que ter uma cabeça boa na hora…
Eu gosto das teorias sobre viagem no tempo, buracos negros. Vendo um vídeo uma vez ja foi complicado de entender, acredito que lendo deva ser tambem. Vou deixar pra ler nas minhas férias. Ótima resenha , chefa!
Oi, Vi.
Por mais que eu goste do tema, não estou numa fase muito boa para ler livros assim! Vou deixar passar!
beijos
Camis – Leitora Compulsiva
Nossa esse livro parece ser bem complexo… como eu sou meia lerda é daqueles que tenho que ficar lendo e relendo pra entender bem.