Gente, olha que show! Este é só um convite da Record pra vocês:
A INVENÇÃO DO CRIME
Leida Reis
Grupo Editorial Record/Editora Record
160 páginas
Preço: R$ 32,90
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-01-08813-0
“A reinvenção da literatura em A invenção do crime
Na Líbia, um traficante de armas não entende por que está sendo excluído do esquema. Na Romênia, um promotor não pode mais investigar o tráfico de ópio e a morte de um poeta. No Rio de Janeiro, um matador sequer consegue entrar em casa, ainda que o chaveiro venha trocar a fechadura algumas vezes. Outras estranhas histórias se sucedem e, por enquanto, o personagem principal de A INVENÇÃO DO CRIME, primeiro romance da jornalista Leida Reis, ainda nem apareceu.
Aos poucos, as peças começam a se encaixar. Este homem, denominado o Herói, é exímio especialista em apagar os rastros deixados por uma pessoa desde o nascimento, até chegar na própria pessoa e tirá-la de algum modo de circulação. Não matava, destruía identidades. Foi assim até que, em decorrência de um acontecimento que se esclarecerá depois, o Herói irá matar pela primeira vez. No último fragmento, o maior do livro, um escritor, em narração na primeira pessoa, fornece informações que completam as peças do quebra-cabeça.
Mais do que um romance policial, A invenção do crime é uma homenagem à literatura. No livro de Leida Reis estão referências aos russos, aos
brasileiros, e, sobretudo, ao próprio ofício da escrita, à busca do escritor pelo personagem. E ele tudo pode para exercer seu papel. Um romance composto de vários fragmentos que se encaixam no final como um quebra-cabeça. Cada fragmento enfoca um personagem em determinado lugar do mundo, envolvido em uma situação no mínimo inusitada: de alguma forma, a identidade do personagem é “apagada” do próprio universo em que vive.
Ali estão os famosos fuzis AK-47, os mísseis Bulava; o Complexo do Alemão, a Avenida Paulista, o crack. Mas a este conhecimento, digamos, factual, a autora associa uma vasta cultura e, sobretudo, uma reflexão que não se restringe aos acontecimentos do cotidiano, mas que vai mais fundo, mergulhando na própria condição humana, como se constata no derradeiro capítulo, que começa com uma reflexão psicanalítica sobre Dostoievski. É uma meditação sobre a própria narrativa, sobre o ato de criar: “Escrevo porque tenho por hábito investigar a vida das pessoas e não havia o que fazer com as descobertas.”
Leida Reis é editora do Caderno Minas do jornal Hoje em Dia, onde também publica uma crônica às segundas-feiras, no Caderno de Cultura. Foi editora de Política dos jornais Diário do Comércio e O Tempo (onde foi ainda colunista política), e atuou também no Estado de Minas, Rádio América e outros veículos. Teve poemas publicados no “ Suplemento Literário” e em 1991 lançou o livro de contos “The cães amarelos”. Leida tem 44 anos e nasceu em Patrocínio, mas vive em Belo Horizonte desde 1985. Cursou Jornalismo pela UFMG e fez pós-graduação em Meio Ambiente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).”
Bom, será no dia 22/junho, às 19h, na Livraria Dom Quixote em Brasília! Eu posso ir, hehehee!
Vale a pena sendo uma escritora nacional! Eu ainda não li, mas parece ser bom! Temos que divulgar, não é? Beijoos!
Sobre o Autor
6 Comentários
Sei como é, flor..;/ Eu também reclamo de Sampa sempre! rsrs!
por isso que nessas horas eu odeio morar no sul, esses lançamentos nunca ocorrem aqui
:/
quem for espero que se divirta ^^
Né, menina?? Temos que apoiar!! o/
Sou uma super fã de romances policiais, e de uma autora nacional?! Com certeza não posso perder! *_* Já vai pra minha lista! Bjusss
Sério?? Tem antes do lançamento? kkkk! Aah, depois me diz como é; fiquei bem curiosa também! Eu sou besta, menina, o lançamento vai ser aqui em Brasília! aiai!! rsrsrs! Já corrigi! Beijooos!
Vi,
Acredita que acho que eu tenho esse livro?! Bom, na verdade quem tem é o meu namorado! Ele ganhou outro dia! Eu nem dei bola porque achei que era um livro de Direito (e olha que eu sou advogada, hein?!). Mas vou passar lá hoje e ver se é esse livro mesmo! Se for, vou pegar emprestado! Fiquei curiosa!
Só uma pergunta, esse lançamento será em São Paulo ou em Brasília?!
Beijos
Camila