Vamos lá, herói!
Você já ouviu falar da Jornada do herói, usada por roteiristas e roteiristas do mundo todo? Não? Então senta aí que vou te explicar!
Ela foi criada por Joseph Campbell e muito bem explicada neste livro aqui. Provavelmente em muitas etapas da sua vida, você hesitou em resolver alguma coisa…por exemplo, aceitar aquele emprego ou tentar aquele concurso. Contudo acreditou em si mesmo, ou por força maior ou por conselho de alguém resolveu fazer. Ou se deu bem ou se deu mal – coisas da vida, hehe! Mas aprendeu com isso, certo? 😉 Em outras palavras, você amadureceu ou melhorou como pessoa. Acima de tudo, teve um aprendizado pra vida.
Primeiro, pense nos filmes que assistiu ou livros que leu. Homem-aranha, Crônicas de Nárnia, Superman, Homem de Ferro, Mulher Maravilha, Aquaman, Star Wars… em que esses roteiros são parecidos?
O fato é que sempre temos dúvidas em nossa jornada, mas quando resolvemos fazer ficamos mais fortes e mesmo que não consigamos realizar, adquirimos experiências. E depois? Para por aí? Claro que não! Vamos ter desafios mais difíceis, novos problemas e normalmente maiores que os primeiros. É o que se chama subir de nível no jogo! 😀 Mas você está preparado? Tem que estar todos os dias! rsrs
Então quais os passos básicos para começar uma jornada de herói?
Os 12 passos simples:
- Mundo Comum
- O Chamado da Aventura
- Reticência do Herói ou Recusa do Chamado
- Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural
- Cruzamento do Primeiro Portal
- Provações, aliados e inimigos
- Aproximação
- Provação difícil ou traumática
- Recompensa
- O Caminho de Volta
- Ressurreição do Herói
- Regresso com o Elixir
Explicando melhor…
– Mundo Comum
Primeiro, o mundo normal do herói antes da história começar. Pode ser em outro universo ou aqui mesmo. Por exemplo, um cavaleiro no seu castelo, uma mulher procurando emprego, uma criança na escola ou um cachorro deitado no tapete da sala. É onde tudo começa.
– O Chamado da Aventura
Segundo: Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura. Um cavaleiro que recebe a missão de lutar com um dragão ou alguém que recebe uma oferta de emprego. Não precisa se preocupar em criar algo fantasioso. Pode ser um detetive que acaba de receber um caso.
– Reticência do Herói ou Recusa do Chamado
Terceiro: O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, normalmente porque tem medo. Quantas vezes você teve medo de aceitar aquele emprego ou ir naquele passeio, ou ligar para a pessoa que gosta? Tem tantos desafios na vida, não é mesmo? Cada dia tem um desafio novo!
– Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural
O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura. O mentor pode ser um amigo, um professor, alguém que você admira, às vezes até sua própria consciência! Pode ser uma ajuda espiritual, uma ideia que você tem…
– Cruzamento do Primeiro Portal
O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico. Pode ser às vezes apenas outro local com ponto de vista diferente do seu mundo. Por exemplo, o cavaleiro vai em busca do dragão e atravessa uma ponte para uma floresta sombria. Ou uma mulher que aceita aquele emprego e vai na firma conhecer o CEO (uiui).
– Provações, aliados e inimigos
O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial. Com isso ele vai ficando mais forte. Adquirindo armas, experiências…no caso da moça do CEO, por exemplo, é a hora em que ela vai enfrentar a ex do chefe, conhecer a menina do xerox que vai ajudá-la a se safar dos erros. No caso de uma criança que está indo para a escola pela primeira vez, enfrentar um bully, por exemplo.
– Aproximação
O herói tem êxitos durante as provações. Claro que temos que ter êxitos, se não não vamos conseguir ir pra frente, né? Com isso vamos tendo força para enfrentar o que está por vir. O cavaleiro conseguiu atravessar a floresta e o desfiladeiro. A mocinha conseguiu convencer o chefe que quem errou o relatório não foi ela.
– Provação difícil ou traumática
A maior crise da aventura, de vida ou morte. Agora o cavaleiro enfrenta o dragão, a mocinha luta contra a ex, a criança enfrenta o bully. Você com seu maior problema até o momento! 😉
– Recompensa
O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir). A mocinha caiu nas boas graças do chefe, o herói conseguiu a espada, a criança fez amizade com o bully.
– O Caminho de Volta
O herói deve voltar para o mundo comum. agora você deve retornar para o seu mundo feliz e satisfeito. Por exemplo: O herói para o seu castelo, a mocinha pra casa dela, a criança para casa…Entretanto…
– Ressurreição do Herói
Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido. Agora o bicho pega! Será mesmo que você aprendeu algo nessa aventura? Porque agora terá que usar todos os meios possíveis para mostrar que merece sua recompensa. O herói terá que enfrentar os outros amigos do dragão, a mulher vai enfrentar a ex, a criança vai ter dois outros bullies muito piores…mas e agora? Como você lida com sua situação?
– Regresso com o Elixir
O herói volta para casa com o “elixir”, e o usa para ajudar todos no mundo comum. Como resultado, agora que você aprendeu a passar pelas etapas mais difíceis da sua vida, o que isso acrescentou na sua história? O que vai fazer com isso? Hora de pensar! Em outras palavras, se você não mudou pelo caminho, não o percorreu corretamente, não acha? ;D
Estes estágios são nada mais que as fases de nossas vidas profissional, pessoal, e nos passa uma mensagem de persistência e foco, em meio à fantasia e sofrimento da vida. “O conhecimento deve sempre ser associado a algum elemento que leve a emoção.”
Nesse site encontrei uma fonte legal também falando da Jornada do herói!
Também dou dicas de escrita aqui mesmo no site! Fique por dentro! ^^
Este livro aqui contém tudo o que você precisa saber e até mais! Sou gamada nele!!
Sobre o Autor
8 Comentários
[…] sei se vocês já viram o post da Jornada do Heroi, que muitos autores e diretores usam. Ela é muito útil para escrita, inclusive para ajudar nos […]
Me amarrei!! Eu não conhecia! Bem explicado (e engraçado)! Amei! 😀
Eu amei seu vídeo…kkk
Oi, Vi.
Eu adoro histórias que se desenvolver em cima da Jornada do Herói e é sempre gostoso saber mais sobre o assunto! Adorei o resumo e também as dicas!!
Beijos
Camis
VIVI!
Achei bem válida todas as colocações sobre a jornada de um herói, muito bom poder aprender.
E o livro deve ser ainda melhor, não conhecia ainda.
Agradeço a postagem.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy!! Muito obrigada! A jornada do herói vai meio acabar com sua alegria nos filmes, mas é bem interessante! rsrs Beijinhos!
Oi Viviane.
Achei interessante a explicação dos 12 passos da jornada do Herói.Nunca tinha ouvido falar ou pelo menos não dei atenção para este assunto e foi muito bacana você falar um pouco dela. Parabéns pela postagem.
Bjos
Oi, Kenia! Muito obrigada!! Fico muito feliz por ter ajudado! ^^